A Semana de Promoção da Inovação e Empreendedorismo da Universidade do
Porto (Spie UP) é um evento que procura promover a inovação e empreendedorismo junto da sociedade em geral, tendo uma especial proximidade a toda a comunidade da Universidade do Porto.
Através da apresentação e divulgação de casos de sucesso nestas temáticas, a Spie UP procura inspirar e desafiar toda a comunidade, servindo como catalisadora na revolução de soluções e criação de valor (tanto na perspectiva económica como social).
Assim, a semana é composta por eventos direcionados para as temáticas da inovação e empreendedorismo, tais como palestras, encontros e workshops.
A 6ª edição!
Em 2013, o Clube de Empreendedorismo da Universidade do Porto (CEdUP) orgulha-se de apresentar a 6ª edição da Spie UP:
Entre os dias 20 e 25 de Maio, a Universidade do Porto vai ser invadida por mais de 18 eventos, com diversos oradores que, pelas suas histórias e experiência, são capazes de desafiar qualquer um a iniciar os seus projectos e perseguir os seus sonhos!
Nesta 6ª Edição, a Spie UP estará, ineditamente, presente em todas as Faculdades da U.Porto assim como em espaços emblemáticos da cidade do Porto.
Inscreve-te!
Perante a actual conjuntura económica, acreditamos profundamente que parte da solução está na mudança de atitude e mentalidade da sociedade. Por isso, desafiamos todos os interessados a embarcar numa semana que se distingue pela capacidade de trazer exemplos de sucesso nas mais variadas áreas e, quem sabe, serem um exemplo de que, com a atitude e ferramentas certas, a ambição pode transformar-se em realidade.
Apresentação da Semana de Promoção da Inovação e Empreendedorismo da Universidade do Porto e enquadramento das temáticas no contexto atual da sociedade. A sessão apresentará 3 painéis distintos que servirão como um momento de inspiração e reflexão sobre a importância de uma mentalidade aberta à mudança.
CARLOS BRITO
Pró-Reitor para a Inovação e Empreendedorismo da UP
JUAN LIRÓN
Diretor do GNP-AECT
MANUEL JACINTO
CEO da Cavalinho
MANUEL TEIXEIRA
Presidente da Comissão Executiva da ANJE
RICARDO LUZ
Presidente do Invicta Angels
MARIA OLIVEIRA
Diretora da UPIN
Nota: este evento tem entrada livre.
×Num contexto de forte decréscimo no sector da construção, que faz com que os projetos de arquitetura surjam com cada vez menos frequência, é premente que os estudantes desta área consigam encontrar vias alternativas para o seu futuro! Pelo exemplo dos oradores, tencionamos alertar a plateia para a importância de desenvolver negócios próprios em arquitetura, dando-lhes opções alternativas para as suas carreiras e, quem sabe, tornarem-se nos futuros “Pritzker”.
HUGO REIS / FILIPA ALMEIDA
FAHR 021.3
PAULO SANTOS DA CUNHA / SARA NATÁRIA
SW.ark
DIOGO AGUIAR
Like Architects
Inscrever-me ×
Nos tempos em que a Investigação e desenvolvimento ganham um peso cada vez maior na área científica, torna-se obrigatório encontrar soluções para os novos descobridores. O foco deste evento será a parte industrial da Ciência onde serão apresentados casos de sucesso e alternativas. Começando pela criação de empresas até à identificação de oportunidades pretendemos discutir novas perspectivas para esta área enquadrando na sociedade actual e as suas necessidades.
RUI CHAMBEL
Gisgeo
TIAGO CARVALHO
LabOrders
ELISABETE COUTO
Cantinho das Aromáticas
Inscrever-me ×
A área do Desporto é fértil para a criação de negócios, mas por onde começar? Quais os principais obstáculos? Esta sessão ambiciona demonstrar-te exemplos de como fazê-lo e alcançar a vitória.
JOAQUIM VALENTE
Playnify (em directo de Silicon Valley via Skype)
RUI GARGANTA / CAROLINE PRÜFER
E-Act
MARIA GAIVÃO
Escolinha de Rugby da Galiza
HENRIQUE GARCIA
Federação Portuguesa de Rugby
Inscrever-me ×
PEDRO TEIGA
Projeto Rios
CLÁUDIA FERNANDES
CAIS Recicla
Nota: este evento tem entrada livre.
×Num contexto de grande instabilidade e substituições de paradigma nos sectores das Publicações e dos Media, a conjugação de competências para o bom funcionamento de um projeto empresarial é algo fundamental e difícil de equilibrar. Esta sessão partilha experiências bem sucedidas, quer na criação de um novo negócio quer no trabalho numa estrutura empresarial já implementada.
ANA ISABEL PEREIRA
Porto24
ALICE BARCELLOS
Portal Sapo
MINÊS CASTANHEIRA
Culture Print
CRISTINA PARENTE
Professora FLUP / Investigadora IS-FLUP
RICARDO MARTINS COSTA
JA-YE Alumni Europe
Inscrever-me ×
A ideia assume e traduz-se nas mais variadas formas, desde a resolução inédita de um problema à revolução no paradigma deste. Assim, do mundo web à indústria e retalho, neste evento teremos a oportunidade de ouvir a partilha de experiências que se destacam pela sua criatividade e criação de valor na sociedade atual.
ÁLVARO FERREIRA
Tuizzi
SILVINO HENRIQUES
Nutrally
KIRUBA ESWARAN
Zaask
PEDRO NEVES
Grabmark
JOSÉ ANTÓNIO
Camila Móveis
JOÃO MEDINA
SPI Ventures
Inscrever-me ×
Documentário sobre jovens empreendedores da Europa e dos Estados Unidos, com entrevistas dos fundadores do Vimeo, Soundcloud, Kiip, InDinero, Dropbox, Foodspotting, e muitos outros. Todos vão partilhar a sua história, de como começaram e como são as suas vidas depois de arriscarem nos seus sonhos e projetos.
O filme foi realizado por duas Islandesas – Vala Halldorsdottir e Sesselja Vilhjalmsdottir – que fundaram a primeira empresa logo depois da grande crise que “estalou” no país. O seu objetivo? Motivar os jovens a ter esperança, lutar contra o pessimismo e serem empreendedores!
Inscrever-me ×
Da investigação ao desenvolvimento de novas (nano)tecnologias, recorrendo à paixão, criatividade e dedicação de reconhecidos oradores, neste evento ficaremos a saber o que acontece nos bastidores dos grandes avanços alcançados na área da saúde. A inovação surge, hoje, como principal protagonista num momento em que o passado parece tão distante e o futuro tão próximo.
JOÃO CORTEZ
INEB
HUGO PRAZERES
IPATIMUP
RUI NETO
INEGI
Inscrever-me ×
As restrições à publicidade na Advocacia são um entrave ao Empreendedorismo? A Spie UP coloca na mesa um dos assuntos da ordem do dia. O debate centrar-se-á no papel da publicidade nesta área e na pertinência das suas condicionantes.
ELINA FRAGA
Ordem dos Advogados
ANDRÉ LEITE
FDUP
JOÃO PAULO MEIRELES
Advogado
Inscrever-me ×
A comunicação social noticia constantemente casos de empreendedores de sucesso, destaca ideias de negócio com futuro e divulga atividades que visam catalisar o espírito empreendedor. Neste evento damos-te a conhecer projetos que te irão inspirar a empreender por conta própria e por conta de outrem. Aparece e descobre qual o teu papel e o que podes fazer por ti e pela sociedade atual.
JOÃO SILVA
Noschool
SÓNIA NUNES
Jason Associates
TIAGO FERREIRA
IES
Inscrever-me ×
Num momento de profundas alterações da realidade Farmacêutica, à imagem do que sucede com o País, é urgente encontrar "terapêuticas" alternativas que sejam capazes de dar recobro a um sector anémico. Assim, propomos mostrar alguns exemplos do que de melhor se tem feito em Portugal na área das Ciências Farmacêuticas, seja na transferência de conhecimento da Academia para o mercado, no desenvolvimento de novos negócios e serviços, ou no empreendedorismo como forma de estar na carreira. A nossa meta é inspirar a plateia na busca de novos caminhos rumo a um futuro de sucesso - do sector, da sociedade, mas também, de cada um de nós.
JOÃO SILVA DUARTE
Lundbeck
MARTA FERREIRA / BRUNO SARMENTO
Inovapotek
NUNO MACHADO
Grupo Holon
Inscrever-me ×
Num contexto de crescente incerteza económica, onde as condições laborais se parecem deteriorar, é fundamental que se explorem novas orientações para os mais jovens. Nesse sentido, este evento procura trazer a debate histórias sucesso na área da economia, em particular na criação de novos negócios, que tenham conseguido singrar num mercado cada vez mais competitivo. Pelo exemplo dos oradores, tencionamos inspirar a plateia a descobrir caminhos alternativos para as suas carreiras e, quem sabe, a tornarem-se nos novos Descobridores Portugueses.
PAULO PEREIRA DA SILVA
Renova
JOÃO BENTO
Efacec
ANTÓNIO PORTELA
Bial
Inscrever-me ×
Da investigação ao desenvolvimento de novas (nano)tecnologias, recorrendo à paixão, criatividade e dedicação de reconhecidos oradores, neste evento ficaremos a saber o que acontece nos bastidores dos grandes avanços alcançados na área da saúde. A inovação surge, hoje, como principal protagonista num momento em que o passado parece tão distante e o futuro tão próximo.
AFONSO BARROS
smile.up / 32 Senses Group
MIGUEL PAVÃO
Mundo a Sorrir
JOSÉ PEDRO GOMES
RED Projet
Inscrever-me ×
Num momento em que o desinvestimento no sector cultural e artístico se vem sentindo cada vez mais, ao mesmo tempo que a aposta nas Indústrias Criativas se propõe valorizar projetos empresariais das mais diversas áreas criativas, urge discutir as vantagens e desvantagens destas estratégias e de que forma o empreendedorismo pode ou não ser uma opção a considerar, ao longo de uma carreira artística. Através das experiências dos nossos oradores, tencionamos sensibilizar a público para a importância de desenvolver negócios próprios, alertando para mais uma possível alternativa para os seus percursos profissionais.
JOANA CORREIA
20|21
INÊS SILVA
Illustopia
DINO SANTOS
DSType
FERNANDO SANTOS
Galerias Fernando Santos
MARIA BRUNO
MUNNA
Inscrever-me ×
Sessão final do concurso de ideias iUP25k. Neste dia iremos ter oportunidade de assistir aos pitchs dos 10 finalistas e conhecer os grandes vencedores.
Nota: este evento tem entrada livre.
×Tens vontade de aprender e melhorar competências? A manhã do grande dia final da Spie UP tem uma série de fantásticos workshops para ti!
Só tens de escolher 1 dos 4 pacotes de workshops que temos para te oferecer:
-Pack 1: Team Work Essentials (The Talent City) + Pitch Like a Boss (André M. / Inês S. Silva)
-Pack 2: Team Work Essentials (The Talent City) + Design Thinking (X-Team)
-Pack 3: Business Model Canvas (André M. / Inês S. Silva) + Pitch Like a Boss (André M. / Inês S. Silva)
-Pack 4: Business Model Canvas (André M. / Inês S. Silva) + Design Thinking (X-Team)
(Nota: entre os workshops haverá uma pausa de 20min para um coffe-break)
O valor de cada pacote é de uns simbólicos 5€ e inclui almoço, coffe-breaks e entrada na Grande Conferência (mais coffe-breaks).
Estás preparado para um dia em grande?
Inscrever-me ×
Depois de uma manhã preenchida com Workshops, nada melhor que um almoço ao ar livre nos belos jardins do PINC. Aparece pois temos surpresas guardadas para ti.
Inscrever-me ×
Assistimos na atualidade a uma mudança profunda no contexto socio-económico, cada vez mais a resiliência e a inovação ganham expressão na equação para o sucesso. Com o mote "Dar a Volta", a Grande Conferência da Spie UP 2013 juntará as fantásticas histórias, experiências e ambições de reconhecidos oradores e um público atento à mudança e à necessidade de criar e reformular novas soluções.
Composto por dois painéis distintos, do "Dar a Volta" ao "Seguir em frente" será traçado um trajeto onde se sublinhará a importância e urgência da Inovação e do Empreendedorismo na sociedade e economia atual.
“Dar a Volta”
MIGUEL SANTO AMARO
Uniplaces
GONÇALO CRUZ
Groupon Portugal
JORGE CASTRO
Vicoustic
CARLOS MAIA
Ecoemotion
“Seguir em Frente”
MIGUEL PORTELA
Bial
MIGUEL PINTO
Rocket Internet
CLARA GONÇALVES
UPTEC
ANTÓNIO HENRIQUES
CH Business Consulting / Grupo CH
Inscrever-me ×
A semana foi em grande e tem de terminar em grande. O Baixaria vai receber participantes, oradores e organização para fechar esta 6ª Edição em festa!
Nota: este evento tem entrada livre.
×Business Designer, 30 anos, casado, uma filha. Licenciado em Gestão e Engª Industrial pela UP, estudou também Engª de Produção no Rio de Janeiro. Trabalhou como Engº Industrial e Consultor em ambientes fabris e logísticos. Derivou para áreas criativas, impulsionando a empresa Jump Willy e as suas marcas. Em 2012 foi convidado para gerir a Groupon em Portugal, a "web start-up" com o crescimento mais rápido de que há registo. Tem especial atenção a questões artísticas e culturais, focando o seu interesse profissional na capacidade de projetos criativos e tecnológicos se tornarem internacionais e bem sucedidos.
×Em 2006 iniciou (em parceria) o projeto Vicoustic.
É responsável pelo departamento de Investigação e desenvolvimento e de projetos com os quais operacionaliza as novas gerações de produto (incluindo otimização industrial) e em simultâneo acompanhando a conceção e implementação de projetos. Destaca-se a participação em casas como BBC, Google, Microsoft ou ainda junto de reconhecidos artistas como Simply Red, John Cohen ou ainda Lady Gaga.
Relativamente ao desenvolvimento de produto, faz parte do trabalho o acompanhamento regular dos nossos distribuidores e clientes finais - com expressão já em 50 países - num exercício de procura permanente de inovação tecnológica e dinâmicas de diferenciação cultural que em muito têm contribuído para a reflexão e implementação da estratégia de internacionalização da Vicoustic.
Nos últimos 3 anos lecionou ainda as disciplinas de "Estúdio e Produção" e "Música e Tecnologia" na Universidade de Évora.
Com regularidade, participa como orador em conferências técnicas promovidas um pouco por todo o mundo (ex. Instituto SAE).
×
· CEO CH Business Consulting / Grupo CH
· Eleito “CEO Excelência 2012” pela EXPO RH - Salão Profissional de Recursos Humanos
· Licenciado em Contabilidade e Auditoria
· Especialização em Recuperação de Empresas e Gestão Empresarial
· Programa de Alta Direcção de Empresas
· Áreas de especialidades: Gestão de Pessoas e Direcção de Empresas
CH Business Consulting / Grupo CH
· Melhor Empresa para Trabalhar 2013 (Exame)
· Eleita uma das Melhores Empresas para Trabalhar na Europa 2013 (Great Place to Work)
· Excelência no Trabalho 2013 (Diário Económico)
· Consultora mais premiada em Portugal
· Especialistas na Gestão de Pessoas e Organizações
Addict in life, Alvaro is passionate in everything he does! Although he's a computer engineer, he has already done many things in life and is now leading an innovative project called TUIZZI.com. Álvaro loves traveling, listening to music, go to cinema and of course surfing!
×Silvino Henriques. 26 anos, microbiólogo (ESB UCP). Investigador na área dos alimentos funcionais (nutrição activa). Desde Outubro de 2011 é responsável pela criação e desenvolvimento da marca de gomas Nutrally."
×Kiruba is a Co-Founder of Zaask, a leading online marketplace for Services. He has years of extensive professional experience in Software Development, Product Strategy and Business Development in different geographies in the ICT sector. Kiruba is a renowned international speaker on topics ranging from Technology to Entrepreneurship. In this event, Kiruba would share with you his journey of starting Zaask from a café to a well-funded and growing online marketplace that it is today."
×Pedro Neves, 32 anos, licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. A experiência profissional nos últimos cinco anos está ligada ao sector dos Transportes. Numa primeira fase ao Metro do Porto e posteriormente envolvido no projecto do Metro de Dublin (Irlanda) e Metro de Bergen (Noruega), como colaborador na Efacec Engenharia e Sistemas SA, o que tem permitido desenvolver de um modo sólido os seus conhecimentos tecnológicos. Desde cedo se manifestou o gosto pela Tecnologia e Empreendedorismo, que formam indiscutivelmente um binómio propulsionador de qualquer país. O interesse pela primeira área está espelhado no curso no qual se formou e pela segunda nos projecto que vai implementando ao longo do seu percurso e pela participação no Business Iginition Programme, promovido pela PBS (Porto Business School) e no Tec-Empreende, promovido pela ANJE e INESC."
×Juan José Lirón Lago é Licenciado em Ciências Económicas pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade de Santiago de Compostela no ano de 1978. Após ter terminado a licenciatura, trabalhou de 1978 até 1985 em empresas privadas desenvolvendo funções de Acessoría e Consultoria. A partir deste ano, é integrado no Corpo Superior de funcionários da Xunta de Galicia, acompanhando as dinâmicas de cooperação Galicia-Norte de Portugal desde o ano 1986. Também foi Professor de Economia Política na Faculdade de Direito da Universidade de Santiago de Compostela de 1989 a 1998. Atualmente encontra-se em Serviços Especiais desempenhando o cargo de Diretor do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galicia-Norte de Portugal (GNP-AECT). Os seus interesses científicos fundamentam-se em temas económicos relacionados com a Eurorregião, sendo assim autor de trabalhos sobre Política Regional, Planificação, Programação Económica e Fundos Comunitários
×
Empresário, gerente da empresa “Jacinto Azevedo & Santos, Lda” que fabrica
os produtos da marca “Cavalinho”.
Iniciou este percurso com tenra idade visto que aos 8 anos de idade dava já
os primeiros passos no ramo de calçado, trabalhando concretamente numa
máquina de facear na empresa de seu pai. Com espirito de luta e sacrifício,
aos 21 anos, estando ainda a cumprir o serviço militar, lança-se a trabalhar
por conta própria neste ramo de atividade “fabricação e comercialização de
sacos, carteiras, malas e outros artigos”.
O empenho, otimismo e perseverança acrescido de um ambicionar constante de
novos limites, mantem-no construtivamente insatisfeito.
Ana Isabel Pereira nasceu no Porto há quase 31 anos. É licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e trabalha como jornalista desde 2004, tendo passado por publicações como o já extinto O Comércio do Porto, a revista Sábado ou o semanário SOL, jornal com o qual ainda colabora. Em 2010, lançou, com dois colegas de faculdade, o jornal online Porto24, onde é directora-adjunta e 'faz-tudo'.
×Licenciada em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, em 2008, seguindo-se um estágio curricular no Público, jornal e site. Durante dois anos, permaneceu como colaboradora do jornal, tendo feito reportagens para várias secções e alguns trabalhos pontuais para o site.
Desde 2009, é jornalista do Portal SAPO, empresa que lhe permitiu crescer profissionalmente e desenvolver novas capacidades nas áreas de vídeo, fotografia, edição de sites e gestão de conteúdos. Começou a exercer funções de editora do site SAPO Notícias no início de 2011.
Em 2010, concluiu o mestrado em Estudos de Media e Jornalismo na Universidade do Porto, com uma tese sobre o impacto da internet no acesso e consumo de informação durante as eleições legislativas de 2009 em Portugal. As conclusões deste estudo foram apresentadas em conferências internacionais e incluídas num projeto de investigação da FCT.
Diretor da Unidade de Fundição e Novas Tecnologias do INEGI.
Responsável por diversos projetos de investigação Industrial na área da fundição em vácuo de ligas reativas de titânio, níquel e cobalto crómio e por projetos na área da prototipagem rápida ou “Aditive Manufacturing”.
Professor convidado da FEUP DEMec.
André Lamas Leite nasceu no Porto em 1977. Depois de se licenciar em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, foi admitido, por concurso público, à carreira académica na mesma Faculdade, onde ingressou em 2001 e onde ainda leciona e investiga. Em 2005, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, defendeu a sua dissertação de Mestrado em Ciências Jurídico-Criminais, área do Direito em que sempre trabalhou, seja no âmbito do Direito Penal, Direito Processual Penal e Criminologia. Encontra-se inscrito em Doutoramento, nessa área, na Faculdade de Direito do Porto. Ocupou e ocupa diversos cargos de gestão na Faculdade e na Universidade, de entre os quais se destaca o de Vice-Presidente do Conselho Diretivo e Secretário da Secção Disciplinar do Senado da Universidade
Tem várias publicações monográficas e em revistas da especialidade, nacionais e internacionais, integrando o Conselho Redatorial de algumas delas, em Portugal, Espanha e Brasil. Participa em alguns projetos internacionais de investigação, no âmbito da União Europeia e de Universidades espanholas. Integrou durante vários anos os júris de acesso ao Centro de Estudos Judiciários, ao concurso para juízes de paz e a vários cargos de direção da Administração Pública central e local. Colabora regularmente na lecionação de cursos em várias Faculdades da U.Porto e em Universidades estrangeiras. Fez estágio de advocacia e exerceu a profissão até que, em 2005, requereu a suspensão da respetiva inscrição. Publicou ainda dois livros de poesia e participa em coletâneas desse género literário e de contos, assim como em algumas publicações artísticas.
João Pedro Silva nasceu em Lisboa em 1971. Entre 1992 e 1997 foi jovem investigador no Grupo de Análise de Sistemas Ambientais (GASA) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, com trabalho pioneiro nas áreas de simulação visual, realidade virtual e interacção humano-computador, tendo publicado vários artigos científicos nestas áreas ().
Em 1997 e após uma passagem como consultor do Pavilhão de Portugal da Expo’98, fundou a Imersiva – Multimédia, Realidade Virtual e Sistemas de Informação Geográfica, empresa que desenvolveu projectos como o simulador de vôo em alta resolução do Portugal Digital (Pavilhão do Território da Expo’98), servidor web com cobertura integral de fotografia aérea de alta resolução para o então Centro Nacional de Informação Geográfica (CNIG) e o canal de mapas do portal Sapo, entre outros. Entre 2006 e 2011 ingressou na YDreams, empresa que teve igualmente como embrião o Grupo de Análise de Sistemas Ambientais, onde dirigiu o Departamento de Qualidade e, posteriormente, a área de negócio de Produtos de Software. Fotógrafo de vida selvagem desde 1987, tem-se dedicado quase exclusivamente à fotografia subaquática na última década. Algum do seu trabalho está publicado em guias de espécies nacionais e internacionais e é co-autor do guia Lesmas do Mar do Algarve. É frequentemente convidado a proferir palestras sobre estes animais em universidades, museus e centros de mergulho.
Em Agosto de 2012 começou a trabalhar na noschool como seu director-geral, coordenando as suas actividades. Decidiu abraçar este projecto por ser Revolucionário, Inovador, Pluridisciplinar e Empírico."
×Mestre em Engenharia Civil e Mestrando em Economia e Gestão da Inovação pela Universidade do Porto. Bootcamp em Empreendedorismo Social IES/ INSEAD.
Coordenador do Acompanhamento aos Empreendedores Sociais do IES – Centro de Formação e Investigação em Empreendedorismo Social, professor de Empreendedorismo da ESEP e na Pós-graduação em Empreendedorismo e Inovação Social (FPS/UP).
Criador e gestor de vários projetos sociais em Portugal e em Moçambique pela ONGD G.A.S.Porto desde os 21 anos, tendo estado presente em três missões internacionais, duas delas como responsável.
×João da Silva Duarte é Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa desde 2011 e é actualmente Regulatory Intelligence & Policy Manager na H. Lundbeck A/S, em Paris. Antes disso estagiou em Londres na Agência Europeia do Medicamento na área de política regulamentar e avaliação de medicamentos e realizou a sua tese de Mestrado na Vrije Universiteit Brussel, em Bruxelas, em colaboração com uma spin-off da Universidade. Exerce desde 2009 funções como membro da European Pharmaceutical Students' Association (EPSA) onde em 2010 organizou um seminário subordinado ao tema do Empreendorismo Farmacêutico, com mais de 8 organizações Europeias presentes."
×Nas suas palavras:
"Estou na administração da empresa desde a sua constituição. Começámos do 0, com o sonho de constituir uma rede de farmácias. O sonho tornou-se realidade e neste momento temos cerca de 100 farmácias. A Holon SGPS é uma Holding que detém 5 companhias. O objetivo de todas elas, é apenas um: criar uma marca de farmácias nacional que seja líder em Portugal e que possa exportar o modelo criado."
×Licenciado em Medicina Dentária pela Universidade Fernando Pessoa no ano de 2004, é fundador e presidente da ONG - Mundo a Sorrir - Médicos Dentistas solidários Portugueses. Além de outras ocupações relacionadas com a área, é membro da direcção da SPED - Sociedade Portuguesa de Estética Dentária.
×José Pedro Gomes, tem 25 anos e é licenciado em Higiene Oral pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa. É o criador do RED Project - Recicle a Escova de Dentes - e colaborador no projecto MOD - Medicina Oral e Dependências."
×Licenciada em Gestão de Empresas e com percurso profissional em diversas empresas de cariz tecnológico, nas áreas de Marketing&Vendas e Gestão de Projetos. Interessada pelas indústrias artísticas, culturais e criativas, resolveu complementar a sua formação na área de Gestão Cultural. Após isso, como sempre quis ter o seu próprio negócio, resolveu criar a agência de ilustração Illustopia. Um projeto que lhe permitiu conciliar a competência em gestão com a apetência pela arte."
×Rui Garganta
Professor Associado da Faculdade de Desporto da Univ. do Porto
Prelector convidado em diferentes cursos e convenções nacionais e internacionais
Áreas de investigação:
- Exercício físico e Saúde ao nível empresarial e no contexto fitness.
Caroline Prüfer
Mestranda de Engenharia Humana (UMINHO/PT)
Curso Transversal do MESHO de Ergonomia e S.O. (FE.UP/PT)
Pós Graduada em Saúde do Trabalhador (U.FEEVALE/BR)
Licenciada em Fisioterapia (U.FEEVALE/BR)
Consultoria e Coordenação de Projetos em Saúde do Trabalhador, Ergonomia e Fisioterapia preventiva desde 2004 no Brasil e 2008 em Portugal.
O seu percurso profissional, entre outras actividades, passa por:
Presidente – fundadora da Escolinha de Rugby da Galiza, da Santa Casa da
Misericórdia de Cascais, desde 2006;
Directora Técnica do Projecto de intervenção Comunitário da Casa Grande da
Galiza, da Santa Casa da Misericórdia de Cascais, desde 2003;
Directora Técnica do Espaço Jovem da Galiza, da Santa Casa da Misericórdia de
Cascais, desde 2000 até ao seu encerramento em 2006;
Directora Técnica do ATL da Galiza, da Santa Casa da Misericórdia de Cascais,
desde Dezembro de 1983;
Educadora responsável de um projecto de Animação de Tempos Livres, nos
bairros Municipais do Concelho de Oeiras (1983)
Nasce em 1957, em Amarante.
Vive e trabalha no Porto, onde dirige a Galeria Fernando Santos.
Desde cedo, está ligado à actividade do Museu Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante.
Entre 1980 e 84 dirige a sua primeira Galeria de Arte Contemporânea na cidade de Amarante. Durante este período, trabalha em colaboração com o Museu e com o Pelouro da Cultura da Câmara da mesma cidade.
Em 1984, integra o projecto da Galeria Nasoni no Porto. Muda-se, nesta altura, para esta cidade e será colaborador desta Galeria até 1991.
Em 1993, funda a Galeria Fernando Santos, na Rua D. Manuel II, no Porto e dois anos mais tarde abre um espaço em Lisboa que mantém até 1997.
Em 1995, a Galeria Fernando Santos no Porto, muda-se para a Rua Miguel Bombarda, onde Fernando Santos impulsiona o projecto de uma “Rua das Artes”. Convida várias galerias da cidade a ocupar espaços nesta rua e no dia 26 de Setembro de 1998, as seis galerias existentes, concretizam o primeiro evento de inaugurações simultâneas e a 21 de Junho de 2000, é legalmente constituído o Círculo Cultural da Miguel Bombarda.
A partir de Janeiro de 2002 e até 2005 Fernando Santos, na direcção da Galeria Fernando Santos passa a ser responsável pela programação do Chiado 8, em Lisboa, que, em parceria com a Mundial Confiança, dinamiza um espaço nobre do edifício sede desta empresa, hoje sob a tutela da Culturgest.
Nesse mesmo ano (2005) abre uma nova galeria em Lisboa na zona do Cais do Sodré por forma a poder estar mais próximo de coleccionadores e dos artistas que representa, espaço que mantém até fim de 2008.
Nessa ocasião, 2009, passa a dedicar-se exclusivamente à actividade da galeria do Porto abrindo um segundo espaço de exposições na zona de Miguel Bombarda e assiste-se ao boom de visibilidade da “Rua das Galerias”, com o inicio do apoio da Câmara através da Portolazer e a concretização por parte da autarquia do projecto de reabilitação que havia sido proposto e oferecido aquando do Porto 2001 Capital Europeia da Cultura.
Até ao presente mantém a direcção da Galeria Fernando Santos que completará em Novembro próximo 20 anos de actividade ligada à Arte Contemporânea.
Sara Natária, nascida em 1980, licenciada pela FAUP em 2005. Pós graduada pela Universidade Lusófona em Avaliação Imobiliária e mestre pela FAUP com a tese Multisensorialidade em Arquitectura.
Após uma experiência profissional num gabinete de arquitectura no estrangeiro, em 2010 torna-se co-fundadora da Swark, empresa que presta assessoria ao investimento em reabilitação nas áreas históricas do Porto, através de um serviço integrado de house hunting, projectos e obra.
Paulo Santos da Cunha, nascido em 1960, estudou Direito na Universidade Católica do Porto entre 1978 e 1983. Desenvolveu actividade na gestão de redes comerciais e na assessoria à administração de uma sociedade holding entre 1984 e 1989. Foi Asset Manager e Head Private Banking no Merrill Lynch ente 1990 e 2002. Director comercial de uma empresa imobiliária entre 2004 e 2008. Co-fundador da SWARK a partir de 2010.
×Na tentativa de se encontrar e cruzar com variados sectores, este grupo fundamenta o seu conhecimento e experiencia na arquitetura. FAHR 021.3 surge com o intuito de formar um novo e fresco corpo de ideias que possam abraçar novos projetos assim como resolver e acompanhar projetos já em desenvolvimento. Esta indústria criativa apresenta-se à sociedade na procura de desenvolver e oferecer novas ideias nos campos da arquitetura, fotografia, design, micro e macro intervenções urbanas assim como acompanhamento de outros sectores a ligados a estes. Procuramos realizar contactos com variadas áreas abrindo o leque da nossa área de intervenção.
×O PROJETO RIOS VISA O ENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE NA CONSERVAÇÃO E MELHORIA DOS SISTEMAS FLUVIAIS, promovendo assim o empreendedorismo ambiental, social e económico. Para atingir este objetivo é promovida a ADOÇÃO DE UM RIO ou ribeira e monitorização de um troço de 500 metros, de modo a promover a sensibilização da sociedade civil para os problemas e a necessidade de proteção e valorização dos sistemas ribeirinhos. Ao adotar um rio criam-se laços afetivos para conhecer e cuidar do espaço e das pessoas do “meu rio”. Deste modo cria-se uma nova cultura de intervenção (os novos: Guarda-Rios, Guardiões do Rio, Defensores e Paladinos do rio) baseada em informação científica e num sentimento que promova o envolvimento e mudança social.
Esta solução inovadora foi distinguida pelo IES - Centro de Formação e Investigação em Empreendedorismo Social, como “ES+” Iniciativa de Alto Potencial de Empreendedorismo Social, uma vez que quebra o ciclo de degradação e abandono dos rios, através da criação de um laço de apadrinhamento que aproxima as pessoas dos rios e os transforma em empreendedores da mudança do rio.
Este projeto utiliza como ponto de partida o espaço fluvial para contribuir para melhoria ambiental, social e económica, integrados numa estratégia de atuação para a implementação de planos de reabilitação dos rios e ribeiras, com o envolvimento e responsabilização de toda a comunidade civil, rumo ao desenvolvimento sustentado, à educação para a cidadania e ao crescimento local e regional, permitindo potenciar o empreendedorismo social.
O Projeto Rios, pela metodologia que utiliza, pretende promover a curiosidade científica e implementar o método científico experimental, através da recolha e registo de informações e dados geográficos, físico-químicos, biológicos, eventos históricos, sociais e etnográficos, contribuindo, assim, para a melhoria do espaço estudado e da qualidade fluvial global, com vista à aplicação das exigências da Diretiva Quadro da Água e da Lei da Água com uma responsabilização socialmente justa.
Em Portugal, o Projeto Rios iniciou-se em 2006 e é promovido pelas seguintes entidades: Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA); Associação de Professores de Geografia (APG); Liga para a Protecção da Natureza (LPN); Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). A ASPEA é presentemente a responsável pela coordenação do projeto.
×O Tiago tem 33 anos, é Bioquímico, Doutorado em "Computational Neuroscience", e fez investigação científica em diferentes laboratórios em Portugal, na Alemanha, na Suécia e nos Estados Unidos. Actualmente é o CEO da LabOrders, uma start-up que desenvolve software para laboratórios de investigação científica.
Como aluno do Programa Gulbenkian de Doutoramento em Biomedicina esteve 5 anos na Universidade da California Los Angeles (UCLA) a tentar perceber como o cérebro funciona, e em 2009 foi distinguido com o "Eva Kavan Prize for Excellence in Research on the Brain". Foi também Vice-Presidente da "Portuguese American Postgraduate Society (PAPS)".
Decidiu regressar dos Estados Unidos para dar o seu contributo em Portugal e fundou a LabOrders, uma plataforma de gestão de encomendas de material de laboratório, que num único sítio junta Fornecedores e Cientistas. Ao reduzir drasticamente o tempo despendido a encomendar um produto/reagente, a LabOrders aumenta de forma imediata a produtividade do Cientista, permitindo que se concentre na sua atividade de investigação.
O Tiago é um fã de Portugal e investe tempos infinitos a convencer os amigos a apreciar o nosso país, salientando as oportunidades existentes.
×A Empresa “Cantinho das Aromáticas” fundada em 2002, está sedeada em Vila Nova de Gaia e é uma empresa agrícola, que se dedica à produção de plantas aromáticas, medicinais e condimentares (PAM).
É uma das poucas quintas em espaço urbano, que pratica Agricultura Biológica em toda a Europa Ocidental. Tem a maior área do país em produção de PAM BIO, exportando para a indústria farmacêutica, cosmética, alimentar e ervanária. Certificada pela ECOCERT PORTUGAL.
O modo de produção biológico aproxima a agricultura à ecologia, por ter um maior respeito pelos equilíbrios naturais, permitindo um maior grau de proteção e melhoria do meio e da qualidade de vida das populações. Este tipo de agricultura recupera práticas e técnicas tradicionais, tendo sempre presente a tecnologia mais recente. E a comprová-lo, a enorme biodiversidade presente no espaço, que vai desde as raças de bovinos autóctones (barrosãs) aos cavalos (garranos), burras (mirandesas), ouriços-cacheiros, morcego, corujas e inúmeras outras espécies de aves. Existe também uma unidade de produção de energia fotovoltaica.
O Cantinho das Aromáticas apresenta no mercado plantas da flora mediterrânica, como verdadeiras alternativas para a construção de espaços verdes, recuperação de jardins históricos, introdução em parques naturais e zonas protegidas, recuperação de zonas degradadas, taludes, dunas e zonas costeiras.
Aberta ao público de Segunda a Sábado, tem um pequeno espaço de venda de produtos da Quinta a todos os que a visitam, contribuindo para o consumo sustentável de produtos produzidos localmente.
Oferece um programa de workshops temáticos de forma regular e visitas guiadas à comunidade em geral, tendo já recebido milhares de pessoas nos últimos anos, sendo que toda a estrutura de produção é visitável.
Recentemente, aderiu à Bolsa do Voluntariado, contribuindo para o envolvimento da comunidade e de potenciais agricultores nos conhecimentos associados às plantas. Estabelece parcerias regulares com associações de integração a pessoas com dificuldades.
A sua principal vocação é produzir e comercializar PAM, bem como outras espécies espontâneas da Flora Ibérica, aliando os princípios da agricultura biológica aos métodos de produção, afirmando-se como a primeira e única do género em Portugal, contando já com uma produção de cerca de 150 espécies e variedades distintas. Ver mais informação no blogue: http://cantinhodasaromaticas.blogspot.com/
×Licenciada em Psicologia Clínica, com pós graduação em Dependências Químicas e Comportamentais, integra em 2005 a equipa multidisciplinar da Associação CAIS. De 2007 a 2009 integra o departamento pedagógico do Futebol Clube do Porto. Regressa à CAIS no final de 2009 onde exerce funções de coordenação do Centro CAIS Porto. Por forma a dar resposta a um problema, a equipa, juntamente com a Unicer, lança em Maio de 2011 o projecto CAIS Recicla. Criatividade, empenho, orgulho e dedicação são os princípios que movem esta equipa a querer mais e melhor!
×Luís de Carvalho Campos graduated in Computer Engineering and completed a Masters Degree with a main focus on Business Intelligence and Business Design. He is passionate about Design Thinking, Service Design and Innovation, with emphasis on social context and interactive purpose. Luis loves graphic arts, and particularly loves designing and engineering new fonts and typesets. Over the years, he has been performing holistic business and process analysis for an IT consultancy company in public sector areas such as banking, assurance and healthcare markets.
Maria Azevedo Coutinho graduated in Industrial Design (IADE) and has completed advanced studies in the postgraduate research program at the Bauhaus Kolleg VIII (Bauhaus Dessau Foundation). Maria has always focused on people as the heart of any challenge, and is passionate about merging ethnographic research with design. Her professional experience includes work primarily on the design of products, services and experiences for startups and established public and private sector agencies in a wide range of markets spanning the spectrum of social and/or business innovation, banking, internet, communication and consumer goods in Italy, Portugal, Germany and the United States.
Tiago Nunes graduated in Product Design (FBAUL, Lisbon), specialized in Strategic Design and Innovation (ISEG, Lisbon) and with advanced training in Design Thinking (HPI, D-School, Berlin). Tiago is passionate about design oriented toward strategy and innovation, and his experience includes projects for companies and organizations such as SAP AG (DE), Staples (PT), Corque Design (PT), Ofita (ES), BWB - The Federal Office of Defense Technology and Procurement (DE) and RIOT Games (US).
×Inês Santos Silva
Licenciada em Gestão na Faculdade de Economia do Porto, passou os últimos anos a trabalhar em projetos na área da promoção do empreendedorismo, criatividade e inovação entre os quais o Startup Weekend, o Startup Pirates e a FEP Junior Consulting. Esteve ainda envolvida na organização de eventos como o TEDxYouth@Porto, TEDxAmaranteED e a Talks 2.0 .: Happiness and Creativity in your work life, fundou o Happiness Club da Universidade do Porto e trabalhou na Sandbox Network.
André Magalhães
Aluno finalista do curso de Economia na Faculdade de Economia do Porto que durante os últimos anos trabalhou em capital de risco, empreendedorismo e associativismo. Foi co-fundador da ATHOS, projecto de empreendedorismo social que actualmente preside e trabalhou cerca de 3 anos em an·lise de projectos de investimentos na Invicta Angels, clube de business angels do Porto. Participou em diversos projectos de voluntariado e integrou as direcÁıes da FEP Junior Consulting e da JADE ñ ConfederaÁ„o Europeia de Júnior Empresas. Esteve ainda envolvido no ìProjecto Jovens Empreendedores e na organização de eventos como o TEDxAmaranteED e Startup Weekend.
×A Ana iniciou o percurso profissional na advocacia. Após alguns anos de prática enquanto advogada, nos quais ganhou o hábito de questionar tudo até à exaustão e gerar conclusões/análises globais sobre os temas que tinha de resolver, decidiu mudar de rumo profissional. Queria integrar a inovação, a orientação ao negócio e uma forte componente humana no seu dia-a-dia, para o que estudou gestão e empreendedorismo. Juntou-se à equipa da Jason Associates há 5 anos, onde trabalhou em Executive Search, Assessments, Facilitação, e aqui foi fundadora do projecto Talent City, onde é hoje responsável pelos projectos especiais da empresa bem e pela aproximação ao empreendedorismo.
×João Paulo Meireles, 31 anos, licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto em 2005.
Concluiu o estágio da OA no Porto em 2008, tendo exercido a profissão inicialmente no seio de uma sociedade de advogados e posteriormente em prática isolada - embora algumas vezes em colaboração com escritórios de Colegas.
Durante o seu percurso enquanto aluno esteve muito dedicado ao associativismo estudantil tendo ocupado diversos cargos na Associação de Estudantes,Assembleia de Representantes e Conselho Directivo da FDUP (onde após saída foi granjeado com voto de louvor) bem como no Senado Universitário ( onde desempenhou mais tarde as funçoes de Secretario da Mesa e Membro da Secção Disciplinar).
Está hoje envolvido na Política a nível local, nacional e internacional, sendo presentemente autarca na freguesia de Cedofeita e na Assembleia Municipal do Porto.
Depois de durante o ano de 2011 ter sido colunista semanal do Semanário Grande Porto, hoje escreve quinzenalmente no Semanário Ponto Norte e mensalmente na Revista ID.
Jogador e Treinador de Rugby do Centro Desportivo Universitário do Porto
Licenciatura em Educação Física e Desporto - Instituto Superior da Maia
Pós-graduação em Treino de Alto Rendimento Desportivo - Faculdade de CiÍncias do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto
Diretor Técnico Regional - Associação de Rugby do Sul
Director de Desenvolvimento da Federação Portuguesa de Rugby.
Responsável pela Analise de Jogo da Seleção Nacional SÈnior - Campeonato do Mundo de 2007
Coordenador das Seleções Nacionais de Rugby - Sub 16 e Sub 17
Professor da disciplina de Rugby do Curso de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa.
A marca de design Munna foi fundada em 2008, em Leça do Balio, por Paula Sousa, com o objectivo de internacionalizar o design Português através da criação de peças de design próprio que representassem a ideologia da marca: criatividade, excelência e tradição reinventada. Transformar emoções em produtos converteu-se então na missão da marca, que deve o seu sucesso a dois factores inseparáveis: o processo produtivo e o design.
×Socióloga de formação, é Professora Auxiliar com Agregação (2011) na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e Investigadora do Instituto de Sociologia (IS-FLUP) da mesma instituição. É orientadora e co-orientadora de várias Dissertações Mestrado e Doutoramento e tem integrado Júris de várias provas académicas. É autora e co-autora de vários artigos científicos e livros, bem como de diversas comunicações e conferências proferidas quer em meios académicos, quer profissionais. Exerce funções de avaliadora de obras e de artigos científicos. Desenvolve actividades de formadora, de consultora metodológica e avaliadora de projectos de intervenção social e organizacional. É membro co-fundador da A3S - Associação para o Empreendedorismo Social e a Sustentabilidade do Terceiro Sector (A3S).
×Ricardo Martins Costa é actualmente Vice-Presidente da JA-YE Alumni Europe, ramo europeu da maior e mais antiga organização de ensino de empreendedorismo do Mundo. Licenciado em Ciência da Informação e mestrando em Engenharia de Serviços e Gestão pela Universidade do Porto, foi fundador e Presidente da rede Alumni em Portugal, depois de ter participado no programa Startup da Junior Achievement, tendo estado envolvido com a organização desde então. Em 2010, tornou-se membro da direção Europeia.
Desde então, Ricardo Martins Costa, tem desenvolvido vários projetos em diversas áreas destacando-se a participação como membro do júri de vários prémios de empreendedorismo, facilitador em diversos eventos internacionais e foi galardoado pelo prémio European Future Leader pela organização internacional ThinkYoung.
×João Medina é consultor da SPI desde 2000. Ao longo da sua carreira profissional tem colaborado no desenvolvimento e gestão de projectos para diferentes tipos de instituições, sejam elas do sector privado (Empresas, Associações Empresariais), público (Organismos Governamentais, Câmaras Municipais, Instituições de Ensino) ou instituições internacionais (Comissão Europeia, Banco Mundial).
Os projectos em que esteve envolvido abrangem um conjunto alargado de tipologias, incluindo: estratégias locais e regionais de desenvolvimento e competitividade, planos directores de inovação competitividade e empreendedorismo, estratégias de marketing territorial, planos de inovação para empresas, estratégias de internacionalização, estudos de viabilidade de infra-estruturas (nomeadamente de incubadoras de empresas), estudos prospectivos nas áreas da Economia do Conhecimento, do Desenvolvimento Regional e do Empreendedorismo, entre outros.
João Medina tem uma considerável experiência internacional, destacando-se as actividades realizadas em Angola, na China (onde residiu no decorrer de 2007), em Moçambique, no Brasil, no Egipto e nos Estados Unidos (onde residiu em 2000). Participou também em diferentes projectos no âmbito de programas europeus e redes internacionais envolvendo parceiros de diferentes Países.
João Medina é Mestre em Planeamento e Projecto do Ambiente Urbano pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2006), tendo realizado a sua dissertação sobre a temática das Estratégias Regionais de Inovação, área na qual apresentou diferentes artigos e comunicações. Sendo Licenciado em Gestão e Engenharia Industrial pela mesma instituição (2000), o seu percurso académico permitiu-lhe não só desenvolver competências nas áreas tradicionais da Engenharia e da Gestão como, complementarmente, na área do Ambiente e do Planeamento.
×As inscrições nos diversos eventos da Spie UP ‘13 poderão ser efectuadas online e no local. A inscrição online garante um lugar no evento até 15min antes do início da sessão, check-ins posteriores estarão condicionados à lotação e inscrições feitas no local.
Para proceder à inscrição online deves consultar o programa, carregar no +info nos eventos nos quais pretendes participar, carregar no link “Inscrever-me” de cada evento e completar o formulário apresentado em nova página.
Se já escolheste os eventos que queres marcar presença, podes efectuar o teu registo nos vários evento aqui.
No dia do evento deverás apresentar-te no local acompanhado pelo bilhete emitido de forma a poderes proceder ao check-in de forma simples e rápida.
Os diversos locais onde serão organizados os eventos da Spie UP’13 são de fácil acesso e próximos das várias redes de transportes públicos. Abaixo podes consultar a localização dos vários locais oficiais por onde a Spie UP irá passar nesta edição:
CEdUP, primeiro clube de empreendedorismo universitário, fundado em
2007, nasceu para incentivar práticas empreendedoras dentro da
Universidade do Porto. Actualmente o clube conta com cerca de 900
sócios, agregando estudantes, alumni e funcionários da U.Porto.
Os seus principais objectivos são dinamizar o potencial empreendedor
dos universitários, atentando aos grandes desafios do país e da
Europa, assim como na cooperação com as empresas e seguindo a tradição
das melhores instituições de ensino superior do mundo.
Visita-nos em www.cedup.up.pt (e-mail: cedup@cedup.up.pt)